terça-feira, 14 de março de 2017

Ser dona de casa o preço que se é pago.



Hoje ser dona de casa , que preço a sociedade me cobra?

O preço que se é pago é bem alto. Aff bem preconceituoso por parte de muitas pessoas.
E o pior é ver machismo por parte das próprias mulheres.
Mas machismo não era uma palavra atribuída somente a homens, Vanessa ?
Muitas de vocês iram me perguntar...
E eu respondo. 
- Sim, era sim. Mas hoje as mulheres querem tanto serem independente(Nossa que legal e lindo digo eu), mas não precisa ser preconceituosas , quanto as mulheres que optaram por dedicar suas vidas e muitas abandonarem suas carreiras , para ficarem em casa trabalhando duro. E digo duro porque não é menos do que a que saiu de manha para ganhar a vida em trabalhos fora de casa.
Hoje parece que ficou proibido ser dona de casa, e eu digo isso por experiência própria.
Pessoas que te chama de dondoca,isso é muito séculos 20.

As mulheres lutaram tanto para terem seus espaços na sociedade, e hoje esquece de onde vieram.
Muitas tendo jornada dupla, muitas dando o sangue para serem boas mães, boas esposas , para manter a casa limpa e bem organizada, para ajudar seus filhos nos deveres de casa, preparar seu lanche, enfrentar transito para levar e buscar na escola, entre outras coisas que eu passaria o dia todo aqui citando, e não posso fazer isso porque me falta tempo, afinal sou dona de casa.
A sociedade hoje cobra das mulheres que elas sejam independente, isso é muito bom por sinal, mas não podemos perder a essência e julgar quem não trabalha fora.
Muitas de nós somos qualificadas o bastante para o mercado de trabalho, mas optamos por vermos nossos filhos crescerem, por cuidar dos nossos lares e etc, e isso não é mas uma obrigação, como era antigamente que as mulheres só podiam cuidar dos seus filhos e lares, e sim uma opção nossa hoje.
Parece que ser dona de casa é proibido, porque as mulheres lutaram tanto para se emancipar, e as que não deixam seus filhos na creche de manha para trabalharem fora de suas casas, são menos mulher moderna que as outras.
O mercado de trabalho ainda é dominado pelos homens, pelo simples fato das próprias mulheres não ser unidas e julgarem umas as outras.

O fato primordial nisso tudo, são os julgamentos das pessoas, pelas escolhas dos outros.
É o julgamento que existe da mulher que ter uma carreira descriminar a outra por não ter feito a mesma escolha.

No meu caso, quando saiu e preciso responder a pergunta:
-o que você faz?
-Sou costureira e do lar.
Quase que eu consigo ouvir um som de haaa, na cara de decepção das pessoas.
Muitas ainda me falam,
-Nossa você não te cara de dona de casa e de costureira.
E dona de casa hoje tem cara de dona de casa?
Por acaso as pessoas queriam que eu saísse com um pano amarrado na cabeça, as unhas por fazer, e com um vestido bem sujo , só pra mostrar a todos que sou dona de casa?
Não. Temos cara de mulher moderna, damos o maior duro para estarmos sempre lindas e impecáveis, e não termos cara de dona de casa, que pra muitos trabalho algum, mas pra nós sinônimo de enfrentar cada dia como se fosse eterno, e com o sorriso no rosto.
Temos que dar o maior duro para estarmos sempre atualizadas, e quando estivermos com outras pessoas sermos capazes de participar de qualquer assunto, afinal tem muita gente por ai que  pensa, que por sermos dona de casa, somos um pouco burra porque não temos contato com outras pessoas, só com as vassouras e panelas, e nossas panelas não falam NE rsrsr.
Chega de preconceito, com quem sai e deixa seus filhos na creche, pra trabalhar fora, ou por quem opta por muitas vezes largar suas carreiras para ficar em casa, dando tudo de si para sua família.Porque isso não nus torna mas burras, e nem menos desprovidas de informação, beleza ou qualquer outra coisa.  



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário